Obras literárias UEPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

+24
Syrlean31
liegen 31
Matheus31
Brenno31
Marcos31
Gabriel31
Ana Selen 31
geisi31
Ester 31
Gustavo T 31
Gabriela Z 31
Isabela 31
MuriloG31
Nathali31
Anne Caroline 31
Karyn31
joaor31
joaof31
Leonardo31
Camila31
Maxwell31
muriloS31
Rafael31
Admin
28 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Admin Qua Abr 26, 2017 11:00 pm

De acordo com o contexto de publicação da obra (1ª. fase do Modernismo), Mário de Andrade inovou na utilização da língua portuguesa e estética do romance. CITE ao menos 3 trechos em que se possa perceber essa inovação - linguagem e estética -, relacionando ao momento de produção.

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

https://literaturauepg1.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Rafael31 Qui Abr 27, 2017 5:19 pm

O autor da obra empregou o uso da linguagem coloquial, a pontuação era de vontade e necessidade dele e embora o autor seja na terceira pessoa, ele aparece dando pausas na história para conversar com o leitor.
"Elza viu ele abrir a porta da pensão, Pâam.., Entrou de novo no quartinho ainda
agitado pela presença do estranho."
Uso de onomatopeia.
Foi empregado "viu ele" em lugar de "viu-o"

"Lhe deu,um olhar de confiança"
Começo de frase empregando um pronome oblíquo.

" O retrato de Wagner. O
retrato de Bismarck."
Frase curtas ou telegráfica.

Rafael31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por muriloS31 Qui Abr 27, 2017 8:20 pm

Percebe-se o emprego de linguagem coloquial, ou seja, não exige atenção total da gramatica, de modo que a linguagem através da comunicação flua melhor. Narrativa feita em terceira pessoa sendo que o autor não participa do romance (obra pertencente a primeira geração modernista), todavia em certos momentos da obra o autor da a impressão que está dialogando com o leitor, geralmente caracterizado em perguntas a cerca do momento narrado. Por Mario de Andrade pertencer ao modernismo, ele busca a inovação por meio da linguagem informal.
''— Fräulein... que foi que houve, heim! ''
percebe-se no trecho a linguagem do dia a dia (heim).
''— Ahn...''
''Será que não consegue nada!... Isso lhe parece impossível, estava trabalhando
bem... Que nem das outras vezes. Até melhor, porque o menino lhe interessava, era muito...
muito... simpatia? a inocência verdadeiramente esportiva? talvez a ingenuidade...
A serena força... Und so einfach1, nem vaidades nem complicações... atraente. Fräulein
principiara com mais entusiasmo que das outras vezes. E nada. Veremos, ganhava pra isso
e paciência não falta a alemão. Agora porém está fechada por despeito, dentro dela não
penetra mais ninguém.''
neste trecho procede um dialogo com o leitor(-que importância-).


Última edição por muriloS31 em Sex Abr 28, 2017 10:30 pm, editado 1 vez(es)

muriloS31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Maxwell31 Sex Abr 28, 2017 6:03 pm

Por a obra pertencer ao período modernista, o autor( Mario de Andrade) busca inovar, assim como todos os outros artistas, escritores e entre outros personagens pertencentes ao modernismo. Desta forma deixa a linguagem rebuscada de lado, e passa escrever a obra(Amar, verbo intransitivo) sem seguir a norma culta, passando a utilizar a linguagem informal, também conhecida como coloquial. O autor busca narrar a obra em terceira pessoa, porém em alguns momentos ele passa a refletir e por consequência conversar com o leitor sobre a história descorrida.

“— Vamos hein!...”
— Carlos, eu já disse que não posso. Vá você.”
Se percebe a linguagem do dia a dia(popular) no trecho citado.

“É coisa que se ensine o amor? Creio que não. Ela crê que sim. Por isso não foi no jardim, deve se guardar. Quer mostrar que o dever supera os prazeres da carne, supera. Carlos desfolha uma rosa. Sob as glicínias da pérgola braceja de tal jeito que o chão todo se pontilha de lilá.”
Há uma percepção de que o autor conversa com o leitor, primeiramente ao fazer uma pergunta, e depois por responde-la e a seguinte continuidade.

"Equivalente a “Cos diabos!”, “Prós demônios!”
Esse esgotar lento e invisível de forças e gastar de tentativas dia a dia... Súbito: que
cansaço! ah!... Não melhora mesmo! E achará casamento?... Brigando, se aviltando por
oito contos... Tanaka... Correio Paulistano... Se aviltar não. Abandonava Carlos... Isto lhe
doía, doía, não nega não. "
Neste trecho se percebe três momentos linguísticos, primeiro se observa a linguagem informal ao se utilizar "Cos", depois se há novamente uma tentativa de reflexão do autor com o leitor, e por fim a continuação normal da história.

Maxwell31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Camila31 Sáb Abr 29, 2017 11:42 am

A narração é feita em 1ª e 3ª pessoa
“Fräulein... nome esquisito! nunca vi! Que bonitas assombrações havia de gerar na imaginação das crianças!”
Há presença de arcaísmo (modo de falar antiquado)
“—... fazer dezasseis.”
Uso de linguagem coloquial, tanto na narração, quanto nos diálogos e emprego de linguagem regionalista
“Porém Fräulein se fecha duma vez. Quinze dias já e nem mostras do mais leve interesse, arre!”
“Dona Laura ficava ali, mazonza, numa quebreira gostosa, quase deitada na poltrona de vime, balanceando manso uma perna sobre a outra.”
No verso acima, fica ambígua a utilização da palavra “mazonza”, se está empregada no seu modo de pronúncia e foi proposital, ou se foi um erro de diagramação da editora, pois a forma correta é “mazanza”.

Camila31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Leonardo31 Sáb Abr 29, 2017 2:18 pm

Mario de Andrade utilizou a linguagem coloquial, colocando a pontuação da forma que ele quisesse.
“Elza viu ele descer equilibrado, brincando com os degraus”
Foi empregado viu ele, enquanto deveria ser usado viu-o.
“Ali pela boca da noite o viver da casa já estava reorganizado e velho...”
Utilização do termo ‘ali’ que é um termo usado no cotidiano.
"— Maria! vamos brincar, heim?"
Utilização do ‘heim’ que é um termo do cotidiano.

Leonardo31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por joaof31 Sáb Abr 29, 2017 2:55 pm

A narrativa é feita na terceira pessoa, por um narrador que não faz parte do romance. É um narrador tradicional, que está em todo lugar. O autor se coloca dentro do livro para fazer comentários, observações, criticar, expor algumas ideias, concordar e até mesmo discordar. Os comentários são feitos em primeira pessoa.
-Isso não sei se é bem se é mau, mas a culpa é toda de Elza.
Isto sei e afirmo...
Volto a afirmar que o meu livro têm 50 leitores. Comigo 51

joaof31

Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por joaor31 Sáb Abr 29, 2017 3:54 pm

Sua escrita mudava de acordo com o texto que horas contava a historia horas conversava com o leitor, juntamente com o uso da linguagem coloquial em seus trechos que narra ou conversa com leitor
-"carlos,ja começa..."
-"fraulein,seu grampo cai"
"— Quedê Maria Luísa, Laura?"

joaor31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Karyn31 Dom Abr 30, 2017 11:04 am

A obra possui linguagem coloquial.
Mario de Andrade usa uma linguagem sincopada, cheia de elipses que obrigam o leitor a ligar e completar os pensamentos. E em vez de dizer e explicar tudo, apenas sugere frases curtas e incompletas.
"...e com tantas malas, a senhora..."
"Comprido e magro... Apenas curvado pelo prolongamento dos estudos... Científicos. Muito alvo, quase transparente... E a mancha irregular do sangue nas maças... Óculos sem aro..."
A pontuação das frases é muito liberal, fugindo das regras de pontos e vírgulas.
A narrativa é feita em primeira e terceira pessoa, onde em alguns momentos ele conversa com o leitor.
Karyn31
Karyn31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Anne Caroline 31 Dom Abr 30, 2017 9:33 pm

O autor faz utilização de uma linguagem coloquial, empregando-a em primeira e terceira pessoa, fazendo várias pausas durante a narração.O autor não participa do romance,porém,em alguns momentos da a impressão de estar dialogando com o leitor.
"—... fazer dezasseis."
"Dona Laura ficava ali, mazonza, numa quebreira gostosa, quase deitada na poltrona
de vime, balanceando manso uma perna sobre a outra. "-esta explicito que mazonza esta escrito de forma errada,mas pode ser dita que fora proposital
"— Quedê Maria Luísa, Laura?"-utilização do "quedê".

Anne Caroline 31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Nathali31 Seg maio 01, 2017 2:13 am

O autor faz uso da linguagem coloquial em sua obra, deixando isso claro em vários trechos. A narração é feita em primeira e terceira pessoa, em alguns momentos o narrador tenta se comunicar com o leitor.
"— Então me ensine a pregar botões, vá!... me dá a agulha..."
"— Perturba!... (risinho) Ora, Fräulein! perturba no que! Imagine! estou perturbando Fräulein! (baixinho churriando) toca sim?... deixa de enjoamento!..."
"— Vou escrever com a mão de você mesmo, disfarçou."

Nathali31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por MuriloG31 Seg maio 01, 2017 9:55 am

A obra utiliza da linguagem coloquial. Com a narração sendo feita em 1ª e 3ª pessoa. O autor tenta se comunicar com os leitores em alguns trechos.
"Elza viu ele abrir a porta da pensão"
"vai colocando sua possibilidade de construção do moderno romance brasileiro."
"Fräulein também havia renunciado a se conhecer em maior
profundidade, resignando-se a ir vivendo como sabia"
MuriloG31
MuriloG31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Isabela 31 Seg maio 01, 2017 10:59 am

Mário de Andrade utiliza a linguagem coloquial e a narrativa é feita na terceira pessoa. No intuito de aproximar o texto aos leitores, o autor escreve como se estivesse ouvindo alguém falar, com manias, gírias, criticas, concordando ou discordando. Mário queria comentar ocorrências, analisá-las, mostrar que era ele quem estava dando as opiniões.

"... convenha comigo que todos esses europeus foram uns grandessissímos canalhões."
“Elza consolava a pecurrucha, com meiguice emprestada. Não sabia ter meiguice. Mais questão de temperamento que de raça, não me venha dizer que os alemães são ríspidos. Tolice! Conheci!.”
"Elza viu ele abrir a porta da pensão. Páam... Entrou de novo no quartinho ainda agitado pela presença do estranho. Lhe deu um olhar de confiança. Tudo foi sossegando pouco a pouco. Penca de livros sobre a escrivaninha, um piano. O retrato de Wagner. O Retrato de Bismark."

Isabela 31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Gabriela Z 31 Seg maio 01, 2017 2:44 pm

A obra apresenta linguagem coloquial, ou seja não segue a normal culta como apresenta as citações abaixo, aonde tem palavras como "matine" "se ria" "encabulada" "pros" . A narrativa segue de forma linear e predominantemente em terceira pessoa, utiliza também figuras de linguagem como elipses. O narrador também muitas vezes dialoga com o leitor.  

"Depois do almoço as crianças foram na matinê..."
"Prós demônios!"
"Meia encabulada...
"Se ria envergonhada"
"Lhe deu um olhar de confiança"


Última edição por Gabriela Z 31 em Seg maio 01, 2017 4:13 pm, editado 3 vez(es)
Gabriela Z 31
Gabriela Z 31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Gustavo T 31 Seg maio 01, 2017 2:54 pm

Mario de Andrade usou a linguagem coloquial.
"Meia dormindo, se ajeitando..."
"Por último inda repetiu, escangalhando o menino"
"Não vai morrer não"
Gustavo T 31
Gustavo T 31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Ester 31 Seg maio 01, 2017 3:19 pm

A linguagem é coloquial, portanto não é necessário o uso da gramatica grafada corretamente, utilizando pontuações inadequadas, da forma que o autor achasse necessário.
“- Fraulien... que foi que houve, heim!”
“- Quedê Maria Luisa, Laura?”
“fazer dezasseis.”


Ester 31

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por geisi31 Seg maio 01, 2017 3:31 pm

A obra apresenta linguagem coloquial e está na terceira pessoa. A linguagem da obra é a do dia-a-dia, não sendo utilizada a norma culta.
A utilização de reticências, para transmitir mais emoção e para retomar pensamentos.
"Mais viria mesmo um um filho?... Fraulein teria um fi... Fraulein partia... Vem a figura de Fraulein ."
Utilizações de linguagem coloquial
''— Fräulein... que foi que houve, heim! ''
Pode-se perceber que o autor conversa com o leitor.
"Volto a afirmar que meu livro tem 50 leitores. Comigo 51."
geisi31
geisi31

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por geisi31 Seg maio 01, 2017 3:32 pm

A obra apresenta linguagem coloquial e está na terceira pessoa. A linguagem da obra é a do dia-a-dia, não sendo utilizada a norma culta.
A utilização de reticências, para transmitir mais emoção e para retomar pensamentos.
"Mais viria mesmo um um filho?... Fraulein teria um fi... Fraulein partia... Vem a figura de Fraulein ."
Utilizações de linguagem coloquial
''— Fräulein... que foi que houve, heim! ''
Pode-se perceber que o autor conversa com o leitor.
"Volto a afirmar que meu livro tem 50 leitores. Comigo 51."
geisi31
geisi31

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Ana Selen 31 Seg maio 01, 2017 3:32 pm

A obra pertence ao Periodo Modernista, por isso o autor vem tentando inovar com palavras 'modernas'. Podemos ver que a linguagem qual ele utilizou é coloquial, e a obra foi escrita em terceira pessoa.
" _ Estou ás suas ordens, minha senhora. "
" _ O senhor me prometeu contar a sua esposa a razão da minha presença aqui. Lamento profundamente que o não tenha feito, senhor Souza Costa. "
" _ Não ve que eu vinha lhe pedir, Fraulein, pra deixar a nossa casa. "
" _ Agora eu vou mas é fechar voce a chave aqui! "
Ana Selen 31
Ana Selen 31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Gabriel31 Seg maio 01, 2017 4:02 pm

Mario de Andrade utilizou a linguagem coloquial e narrativa na terceira pessoa, colocando a pontuação da forma que ele quisesse.
“Elza viu ele descer equilibrado, brincando com os degraus”
Foi empregado viu ele, enquanto deveria ser usado viu-o.
“Ali pela boca da noite o viver da casa já estava reorganizado e velho...”
Utilização do termo ‘ali’ que é um termo usado no cotidiano.
'— Fräulein... que foi que houve, heim! ''
Pode-se perceber que o autor conversa com o leitor.
"Volto a afirmar que meu livro tem 50 leitores. Comigo 51."
Gabriel31
Gabriel31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017
Localização : n sei

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Marcos31 Seg maio 01, 2017 4:17 pm

O autor usa da linguagem coloquial, fazendo uso de 3º pessoa para comunicar-se com o leitor, escapando da forma culta, com uso de pontuações na forma que o autor considerasse melhor.
"Volto a afirmar que meu livro tem 50 leitores. Comigo 51";
"Depois do almoço as crianças foram na matinê...";
"...e com tantas malas, a senhora...".
Marcos31
Marcos31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Brenno31 Seg maio 01, 2017 5:50 pm

A ultilização no texto de Mario de Andrade é de linguanguem coloquial e a na obra é narrada em terceira pessoa,que queria comentar ocorrências, analisá-las, mostrar que era ele quem estava dando as opiniões.
"... convenha comigo que todos esses europeus foram uns grandessissímos canalhões."
“Elza consolava a pecurrucha, com meiguice emprestada. Não sabia ter meiguice. Mais questão de temperamento que de raça, não me venha dizer que os alemães são ríspidos. Tolice! Conheci!.”
"Elza viu ele abrir a porta da pensão. Páam... Entrou de novo no quartinho ainda agitado pela presença do estranho. Lhe deu um olhar de confiança. Tudo foi sossegando pouco a pouco. Penca de livros sobre a escrivaninha, um piano. O retrato de Wagner. O Retrato de Bismark."


Última edição por Brenno31 em Ter maio 02, 2017 11:20 am, editado 1 vez(es)
Brenno31
Brenno31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Matheus31 Seg maio 01, 2017 9:05 pm


  • Mario de Andrade utilizou a linguagem coloquial, colocando a pontuação da forma que ele quisesse.
    “Elza viu ele descer equilibrado, brincando com os degraus”
    Foi empregado viu ele, enquanto deveria ser usado viu-o.
    “Ali pela boca da noite o viver da casa já estava reorganizado e velho...”
    Utilização do termo ‘ali’ que é um termo usado no cotidiano.
    "— Maria! vamos brincar, heim?"
    Utilização do ‘heim’ que é um termo do cotidiano.
Matheus31
Matheus31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/05/2017
Idade : 23
Localização : Konoha

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por liegen 31 Seg maio 01, 2017 9:39 pm

O autor utiliza a linguagem coloquial e narrativa em terceira pessoa, utilizando a pontuação da forma que quisesse.
"- Quedê Maria Luisa, Laura?"
" _ Estou ás suas ordens, minha senhora. "
"Prós demônios!"

liegen 31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por liegen 31 Seg maio 01, 2017 9:39 pm

O autor utiliza a linguagem coloquial e narrativa em terceira pessoa, utilizando a pontuação da forma que quisesse.
"- Quedê Maria Luisa, Laura?"
" _ Estou ás suas ordens, minha senhora. "
"Prós demônios!"

liegen 31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 Empty Re: Análise da linguagem utilizada em "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos