Obras literárias UEPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

+25
Mariana 31
liegen 31
Matheus31
Brenno31
Marcos31
Ana Selen 31
Gabriel31
Gustavo T 31
Ester 31
Gabriela Z 31
geisi31
Isabela 31
MuriloG31
Nathali31
Anne Caroline 31
joaof31
Karyn31
joaor31
Leonardo31
Camila31
Maxwell31
muriloS31
Rafael31
Luizi 31
Admin
29 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Admin Qua Abr 26, 2017 11:03 pm

Ao analisarmos as personagens de alguma narrativa, levamos em consideração suas características a fim de justificarmos suas ações. A partir das análises, percebemos se são personagens "planas" (pouco complexas, com poucas características) ou "redondas" (complexas, com muitas características, não reconhecido por inteiro, dependendo de uma leitura profunda). Sendo assim, ANALISE as características físicas, psicológicas, sociais, ideológicas e morais (com trechos da obra) as personagens: *Elza, *Carlos e *Souza Costa. Após as análises, CLASSIFIQUE-OS em planos ou redondos.

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/04/2017

https://literaturauepg1.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Luizi 31 Qui Abr 27, 2017 11:32 am

Elza:  é contratada como suposta governanta da casa, porem sua missão é fazer com que a vida sexual de Carlos se inicie, sendo assim para não viver situações de constrangimento com outras meninas. É professora de alemão e piano,e está juntando dinheiro para poder voltar à Alemanha, possui 35 anos.
Carlos: é um adolescente que possui 16 anos, não é interessado pelos estudos, a não ser pelas matérias que tem interesse.
Souza Costa: pai, possui um lado misterioso, se importa com seus filhos sendo assim, contratando Elza para ajudar Carlos em relação as meninas, pra não ter problemas futuramente.
São personagens redondos, sendo assim com muita características.


Última edição por Luizi 31 em Sáb Abr 29, 2017 11:33 am, editado 1 vez(es)

Luizi 31

Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Rafael31 Qui Abr 27, 2017 4:34 pm

Elza: Foi contratada por Souza Costa pra ser a governanta da casa mas secretamente seu verdadeiro objetivo era ensinar à Carlos sobre o amor e seus perigos. Possui 35 anos, professora de alemão e piano, está juntando dinheiro para poder voltar à Alemanha.Seu corpo era um pouco acima da média das mulheres e o que mais atraia nela eram os seus beiços.
"Não é clássico nem perfeito o corpo da minha Fräulein. Pouco maior que a média
dos corpos de mulher. E cheio nas suas partes. Isso o torna pesado e bastante sensual."
E ela gostava de ler autores clássicos.
"Preferia ficar em casa nos dias de folga relendo Schiller, canções e poemas
de Goethe."

Souza Costa: É o patriarca da família, casado com D. Laura e possui 4 filhos. Contrata Elza pois se preocupa que Carlos, seu filho mais velho, acabe se tornando um homossexual ou se perca no amor com mulheres que o cobiçariam.Como acabara de enriquecer sempre vivia atrelado a seus negócios.
"— Queira desculpar, Fräulein. Vivo tão atribulado com os meus negócios!"

Carlos: O mais velho entre os quatro irmãos e único filho homem. Muito elétrico e disposto machucava as outras irmãs sem querer.
"O menino agarrara a irmã na boca do corredor. Brincalhão, bem disposto como
sempre. E machucador. Porém não fazia de propósito, ia brincar e machucava. Não se interessava em aprender alemão mas por causa de Elza aprendeu rapidamente e se interessou até mesmo em aprender a tocar piano.
"De repente Carlos começou a estudar o alemão. Em 15 dias fez um progresso danado.
Quis propor mesmo um aumento nas horas de estudo, porém, não sabendo bem
porque, não propôs. Lhe interessava tudo o que era alemão, comprava revistas de Munique."
"E falou pro pai que estava com vontade de aprender piano também. "
Acredito são personagens redondos, pois apresentam características muito complexas e sempre queremos saber a fundo quem são eles.


Última edição por Rafael31 em Sex Abr 28, 2017 4:26 pm, editado 1 vez(es)

Rafael31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por muriloS31 Qui Abr 27, 2017 8:44 pm

-Souza Costa: Souza é pai de Carlos, é o centro administrativo da casa, da família. Usava bigode.
''Sousa Costa usava bigodes onde a brilhantina indiscreta suava negrores nítidos.”
-Carlos: filho de D.Laura e de Souza, que tem entre 15 e 16 anos, é o mais velho e único filho homem da família, tem um pequeno drama amoroso, e pouco interessado nos estudos. Era imaturo e também brincalhão, por ser forte machucava suas irmas sem querer.
“O menino agarrara a irmã na boca do corredor. Brincalhão, bem disposto como sempre. E machucador. Porém não fazia de propósito, ia brincar e machucava.”
-Elza: gostava de ser chamada de Fraulein, era uma ''suposta'' governanta alemã que Souza contratou para ensinar Carlos sobre o amor e perigos, e outras situações amorosas. tinha 35 anos e que dava aula de piano e de alemão. Traços muito coloridos e regulares.
''Fräulein não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real. E agora que se veste, a gente pode olhar com mais franqueza isso que fica de fora e ao mundo pertence, agrada, não, não agrada? Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz. A pele estica, discretamente polida com os arrancos da carne sã. O embate é cruento. Resiste a pele, o sangue se alastra pelo interior e Fräulein toda se roseia agradavelmente.”
São redondos,pois há uma grande quantidade de características em demais personagens, e para compreender é preciso, de certa forma, ir mais a fundo.


Última edição por muriloS31 em Sex Abr 28, 2017 9:14 pm, editado 2 vez(es)

muriloS31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Maxwell31 Sex Abr 28, 2017 5:45 pm

Elza: Esta era uma mulher alemã de 35 anos, que vem para o brasil trabalhar na casa de Souza Costa como suposta governanta, pois sua real função na casa era de ensinar sexo ao Carlos, Souza pediu a ela, apesar de na sua visão ela ensinar o amor. Apesar de ela ter vindo para o brasil, no caso por não estar conseguindo ter uma vida dignana Alemanha, ela tem o sonho de voltar a Alemanha, conhecer um alemão alto, magro, muito branco e acabar casando-se com ele e ter alguns filhos. Além de tudo isto ela era muito romântica, dava aulas de alemão e piano a Carlos e suas duas irmãs, era chamada também de Fraulein, amava seu pais(Alemanha), apesar de ela saber da sua real função, de ensinar o menino(Carlos) a pratica do sexo e do amor, acaba muitas vezes sofrendo emocionalmente.

“Ela repetia sempre “Carlos”, era a sensualidade dela. Talvez de todos... Se você ama, ou por outra se já deseja no amor, pronuncie baixinho o nome desejado. Veja como ele se moja em formas transmissoras do encosto que enlanguesce. Esse ou essa que você ama, se torna assim maior, mais poderoso. E se apodera de você. Homens, mulheres, fortes, fracos... Se apodera.”

“Estava muito pouco Fräulein no momento. Porque Fräulein, a Elza que principiou este idílio era uma mulher feita que não estava disposta a sofrer. E a Fräulein deste minuto é uma mulher desfeita, uma Fräulein que sofre. Fräulein sofre. E porque sofre, está além de Fräulein, além de alemã: é um pequenino ser humano.”

“Fräulein começou arranjando com mais atenção os vestidos. Porém sabia que chegando a hora de descansar, so lhe seria possível o sossego na pátria alemã.”

“Isso do corpo de Fräulein não ser perfeito, em nada enfraquece a história. Lhe dá mesmo certa honestidade espiritual e não provoca sonhos. E aliás, se renascente e perfeito, o idílio seria o mesmo.”

“Fräulein não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real. E agora que se veste, a gente pode olhar com mais franqueza isso que fica de fora e ao mundo pertence, agrada, não, não agrada? Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz. A pele estica, discretamente polida com os arrancos da carne sã. O embate é cruento. Resiste a pele, o sangue se alastra pelo interior e Fräulein toda se roseia agradavelmente.”


Carlos: Adolescente de 16 anos, que no inicio da obra é ainda muito imaturo e brincalhão, mas que com o passar do tempo vai conhecendo novas coisas(que até o momento eram desconhecidas para ele),muitas vezes ao conhecer  ficava conhstangido ou até desconfortável sem saber oque fazer,ganhando maturidade até se tornar um homem. É um garoto que tem um romance com sua suposta governanta. Apesar de já ter  15 anos e ser o filho mais velho da família, tem atitudes infantis, é muito brincalhão com suas irmãs e é desastrado. Por ser um menino forte e musculoso, acabava por vezes machucar as irmãs em brincadeiras.

“O menino agarrara a irmã na boca do corredor. Brincalhão, bem disposto como sempre. E machucador. Porém não fazia de propósito, ia brincar e machucava.”

“Carlos Alberto Sousa Costa.
Nacionalidade: Brasileiro.
Estado social: Solteiro.
Idade: Quinze (15) anos.”

“Os seios pousaram sobre um ombro largo, musculoso, agora impassível escutando. Chuvarada de ouro sobre a abandonada barca de Dânae... Carlos... êta arroubo interior, medo? vergonha? aterrorizado! indizível doçura... Carlos que nem Pedra.”

“Aquele “A senhora é a governanta...” Percebeu que o menino era um forte.”


Souza Costa: Este era o patriarca da família, casado com D.Laura tinha 4 filhos, sendo três garotas e um filho mais velho, este Carlos de 15 anos. Como todo pai da época retratada se preocupava se o filho se tornaria um homem que  gosta de mulheres, e ao ver a ingenuidade do filho não quer que ele acabe se apaixonando por uma mulher interessada apenas em seus bens materiais. Além do mais era um homem que obtinha grandes poderes aquisitivos, usava bigode,

“Sousa Costa usava bigodes onde a brilhantina indiscreta suava negrores nítidos.”

“Nas noites espaçadas em que Sousa Costa se aproximava da mulher, ele tomava sempre o cuidado de não mostrar jeitos e sabenças adquiridos lá em baixo no vale.”

“Apenas a saúde de Maria Luísa perturbava um tanto o cansaço de dona Laura e a calma prudencial de Sousa Costa. Servia de assunto possível nos dias em que, depois da janta, Sousa Costa queimava o charuto no hol, como que tradicionalmente revivendo a cerimônia tupi. Depois se escovava, pigarreando circunspecto. Vinha dar o beijo na mulher.”


Após a releitura do texto percebi a grande quantidade de características que são colocadas aos mais diversos personagens, são tantas que muitas vezes algumas estão até descritas muito superficialmente necessitando de uma leitura focada para se entender. Portanto consegui caracterizar os personagens como "redondos".

Maxwell31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Camila31 Sex Abr 28, 2017 7:05 pm

Sousa Costa: evidencia o poder paternal, que condiz com os costumes da época em que a obra foi publicada, em que era praxe o pai ser o chefe da família, que neste caso é notado pela omissão do motivo da contratação de Elza de sua esposa.
Apesar de passar a impressão de um homem ríspido, é um bom pai, que possui demasiados cuidados com sua família (sua mulher Laura, suas três filhas - Maria Luiza, Laurita e Aldinha e Carlos o filho mais velho) inclusive com Carlos, podemos notar isso em " Sousa Costa repuxava os bigodes, bolas! Porém lhe doía a dor do filho"
“Apenas a saúde de Maria Luísa perturbava um tanto o cansaço de dona Laura e a calma prudencial de Sousa Costa.”
"Em pouco tempo Carlos estava sifilítico e outras coisas horríveis, umperdido! É o que eu te digo Laura, um perdido! Você compreende... meu dever é salvar nosso filho... Por isso! Fräulein prepara o rapaz."

Além de chefe da família, também um homem fiel: “nunca jamais ele trouxera do vale um fio louro no paletó nem aromas que já não fossem pessoais.”[...] ”E quem diria que Sousa Costa não era bom marido? era sim. Fora tão nu de preconceitos até casar sem por reparo nas ondas suspeitas dos cabelos da noiva. E bem me lembro que ficaram noivos em tempo de calorão... Dona Laura retribuía a confiança do marido, esquecendo por sua vez que bigodes abastosos e brilhantinados tão suspeitos também.”


Elza: foge do comum das mulheres da época, tendo em vista que aos seus 35 anos, ainda não está casada. Mulher sonhadora que dá aulas de piano, alemão e “ensina o amor”, se sujeitando a situações difíceis como a de Carlos, para juntar dinheiro, voltar à Alemanha, sua terra natal e casar-se com um nativo. Ainda que, denominada como professora do amor, seu objetivo não era apenas despertar a libido sexual e ainda é descrita como uma mulher não muito atraente pela sua aparência, mas sim por seu intelecto. Ao chegar na casa dos Sousa Costa pede para que lhe chamem de Fräulein.
“Se o estado da Alemanha melhorasse, mais um ou dois serviços e podia partir. E a casinha sossegada... Rendimento certo, casava... O vulto ideal, esculpido com o pensamento de anos, atravessou devagarinho a memória dela. Comprido magro... Apenas curvado pelo prolongamento dos estudos... Científicos... Muito alvo, quase transparente... E a mancha irregular de sangue nas maçãs... Óculos sem aro...” [...]
“Não é clássico nem perfeito o corpo da minha Fräulein. Pouco maior que a média dos corpos de mulher. E cheio nas suas partes. Isso o torna pesado e bastante sensual.”
“Isso do corpo de Fräulein não ser perfeito, em nada enfraquece a história. Lhe dá mesmo certa honestidade espiritual e não provoca sonhos. E aliás, se renascente e perfeito, o idílio seria o mesmo.
Fräulein não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real. E agora que se veste, a gente pode olhar com mais franqueza isso que fica de fora e ao mundo pertence, agrada, não, não agrada? Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz. A pele estica, discretamente polida com os arrancos da carne sã. O embate é cruento. Resiste a pele, o sangue se alastra pelo interior e Fräulein toda se roseia agradavelmente.
O que mais atrai nela são os beiços, curtos, bastante largos, sempre encarnados. E inda bem que sabem rir: entremostram apenas os dentinhos dum amarelo sadio mas sem frescor. Olhos castanhos, pouco fundos. Se abrem grandes, muito claros, verdadeiramente sem expressão. Por isso duma calma quase religiosa, puros. Que cabelos mudáveis! ora louros, ora sombrios, dum pardo em fogo interior. Ela tem esse jeito de os arranjar, que estão sempre pedindo arranjo outra vez. As vezes as madeixas de Fräulein se apresentam embaraçadas, soltas de forma tal, que as luzes penetram nelas e se cruzam, como numa plantação nova de eucaliptos. Ora é a mecha mais loura que Fräulein prende e cem vezes torna a cair...”
“a profissão dela se resume a ensinar primeiros passos, a abrir olhos, de modo a prevenir os inexperientes da cilada das mãos rapaces.”
Elza parece uma mulher extremamente madura para a família Sousa Costa, entretanto pensa e sonha como uma adolescente, quer encontrar o seu par ideal, que ela nomeia como “homem-do-sonho”
“Aqui o homem-do-sonho corcoveia, se revolta contra a aspereza do bom senso e berra: Profilaxia, não! Mas porém deverá parolar, quando mais chegadinho o convívio, sobre essas “meretrizes”que chupam o sangue do corpo sadio. O sangue deve ser puro.”


Carlos: já no início da obra, o personagem dá vivacidade ao que diz respeito à sua idade (16 anos) e imaturidade, desrespeitando e desobedecendo sua mãe além de desafiar Elza constantemente.
“— Carlos, você não me ouve! Olhem que eu subo! Dona Laura nunca subiria a escada outra vez.”
“— Não faça assim. Ich bin sechzehn lahre alt, repita. Só mais uma vez. Carlos repetiu molemente.”
“— Você não é mais forte que eu!
— Sooooou! um minuto durou o indicativo presente. E foi um brinquedinho se livrar. Sem aspereza. Subiu a escada pulando de quatro em quatro degraus.”


Os personagens são redondos, pois observa-se que todos possuem uma personalidade ambígua. Sousa Costa, aparenta ser insensível e autoritário, mas preocupa-se muito com aqueles que estão em seu entorno. Elza com 35 anos apresenta postura de uma mulher madura, porém é sonhadora como uma jovem e Carlos não se preocupa tanto em fazer a vontade alheia, quer tudo a seu modo, toda via começa a agradar Elza quando se vê apaixonado.


Última edição por Camila31 em Dom Abr 30, 2017 5:23 pm, editado 2 vez(es)

Camila31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Leonardo31 Sáb Abr 29, 2017 12:07 pm

Elza: contratada como governanta na casa por Souza Costa, mas com o real motivo de iniciar a vida amorosa de Carlos, filho de Souza Costa. No entanto para não viver muitos constrangimentos com as filhas de Souza, ela passa a dar aulas de alemão e piano. Com esse emprego Elza planeja juntar o dinheiro para voltar a Alemanha, seu país natal, em busca de seu amor verdadeiro.
''Fräulein não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real”
dos corpos de mulher. E cheio nas suas partes. Isso o torna pesado e bastante sensual."
Souza Costa: patriarca da família casado com D.Laura e com 4 filhos, sendo 3 meninas e 1 menino. Preocupado que seu filho mais velho, Carlos, se torne homossexual ou se perca por mulheres que apenas busquem o seu dinheiro, contrata Elza para que ensine o amor a Carlos.
“Sousa Costa usava bigodes onde a brilhantina indiscreta suava negrores nítidos.”
“Nas noites espaçadas em que Sousa Costa se aproximava da mulher, ele tomava sempre o cuidado de não mostrar jeitos e sabenças adquiridos lá em baixo no vale.”
Carlos: filho mais velho de Souza Costa, possuindo 16 anos, único filho homem da família possuindo 3 irmãs mais novas. Vive um drama amoroso e da pouca importância aos estudos. É um garoto que possui um romance com a suposta governanta Elza. Por ser brincalhão, e até mesmo infantil e desastrado pela idade, acabava machucando suas irmãs.
“Os seios pousaram sobre um ombro largo, musculoso, agora impassível escutando. Chuvarada de ouro sobre a abandonada barca de Dânae... Carlos... êta arroubo interior, medo? vergonha? aterrorizado! indizível doçura... Carlos que nem Pedra.”
“O menino agarrara a irmã na boca do corredor. Brincalhão, bem disposto como sempre. E machucador. Porém não fazia de propósito, ia brincar e machucava.”
Os personagens da trama de Mario de Andrade, “Amar, verbo intransitivo”, são personagens redondos, se você fazer uma leitura focada da obra, buscando os detalhes.

Leonardo31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por joaor31 Sáb Abr 29, 2017 4:44 pm

os personagens do livro são redondos pois tem varias caraterísticas a se descobrir lendo ou por dedução
Sousa costa:pai de carlos , tem medo que seu filho vire homossexual , e deseja que sua vida sexual seja descoberta e iniciada
Elza: sendo contratada pela familia como função secundaria de ser a governanta da casa e como função primaria de ser a "tutora sexual de carlos" ela interage com ele e até vira sua professora
carlos: filho de sousa costa, tendo aulas de varias línguas com a elza ele se aproxima dela e acaba se apaixonando por ela e aprendendo o amor

joaor31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Karyn31 Dom Abr 30, 2017 10:36 am

Elza: é uma governanta alemã com 35 anos contratada por Souza Costa, com intuito de ensinar Carlos(filho de Souza)  o inicio da vida sexual e amorosa. Mas para não causar constrangimento para as irmãs de Carlos, ela ensina alemão e piano para as mesmas. ''Fraulein não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real”. Tem como objetivo juntar dinheiro e voltar para Alemanha(cidade natal) para se casar.
Souza Costa: pai de Carlos, é o centro administrativo da casa. Casado com D. Laura e tem 3 três filhas e um filho. Ele pode ser considerado um bom pai, pois se preocupa com seus filhos e o futuro de ambos. A obra é baseada principalmente na preocupação de Souza com o início da vida amorosa de Carlos, com medo de que ele não se torne um homem maduro.
E devido a este motivo que ele contrata Elza (instrutura de amor).
Carlos: filho de Souza Costa e D. Laura, com idade entre 15 e 16 anos. O único filho homem e o mais velho entre suas irmãs. Ele machucava as irmãs sem querer por ser muito brincalhão.
Ele se interessa rapidamente em aprender piano e alemão, no que resulta nos primeiros interesses e sentimentos por Elza. Após um tempo, ambos começaram a ter seus primeiros encontros amorosos. Até que seus pais decidem acabar com este amor de uma maneira dolorosa contando o verdadeiro motivo da contratação de Elza. Resultando no seu amadurecimento.
Karyn31
Karyn31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por joaof31 Dom Abr 30, 2017 3:53 pm

Elza: contratada como governanta na casa por Souza Costa, mas com o real motivo de iniciar a vida amorosa de Carlos, filho de Souza Costa. No entanto para não viver muitos constrangimentos com as filhas de Souza, ela passa a dar aulas de alemão e piano.

Carlos: Adolescente de 16 anos, que no inicio da obra é ainda muito imaturo e brincalhão, mas que com o passar do tempo vai conhecendo novas coisas(que até o momento eram desconhecidas para ele),muitas vezes ao conhecer ficava conhstangido ou até desconfortável sem saber oque fazer,ganhando maturidade até se tornar um homem. É um garoto que tem um romance com sua suposta governanta. Apesar de já ter 15 anos e ser o filho mais velho da família, tem atitudes infantis, é muito brincalhão com suas irmãs e é desastrado. Por ser um menino forte e musculoso, acabava por vezes machucar as irmãs em brincadeiras.

Souza Costa: É o patriarca da família, casado com D. Laura e possui 4 filhos. Contrata Elza pois se preocupa que Carlos, seu filho mais velho, acabe se tornando um homossexual ou se perca no amor com mulheres que o cobiçariam.Como acabara de enriquecer sempre vivia atrelado a seus negócios.

joaof31

Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Anne Caroline 31 Dom Abr 30, 2017 9:13 pm

Elza:é contratada por Souza Costa para ser governanta da casa para dar aulas de alemão e outras atividades aos seus filhos. Mas sua real função é ensinar o amor ao seu filho Carlos,logo que chega na casa pede as crianças que a chamem de Fraulein. Era uma mulher atraente tanto pelo seus lábios carnudos e seu corpo que era acima das mulheres da época.
"Fräulein não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real.
E agora que se veste, a gente pode olhar com mais franqueza isso que fica de fora e ao
mundo pertence, agrada, não, não agrada? Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz. A
pele estica, discretamente polida com os arrancos da carne sã. O embate é cruento. Resiste
a pele, o sangue se alastra pelo interior e Fräulein toda se roseia agradavelmente."
"O que mais atrai nela são os beiços, curtos, bastante largos, sempre encarnados. E
inda bem que sabem rir: entremostram apenas os dentinhos dum amarelo sadio mas sem
frescor. Olhos castanhos, pouco fundos. Se abrem grandes, muito claros, verdadeiramente
sem expressão. "
Souza Costa:era pai de Carlos, a figura central da família, era um bom pai casado com Dona Laura, condiz com a figura de um bom patriarca da época, estava sempre preocupado com o bem estar da família, apesar de passar uma imagem de homem ríspido.Era um bom pai e um bom marido sempre muito fiel.
"nunca jamais ele trouxera do vale um fio louro no paletó nem aromas que já não fossem pessoais."
Carlos:menino de 16 anos, imaturo, retratado muitas vezes como machucador por fazer brincadeiras estúpidas com suas irmãs.É o filho mais velho de Souza Costa.Não gosta de obedecer a sua mãe e mesmo com Elza ele a desafia.
"O menino agarrara a irmã na boca do corredor. Brincalhão, bem disposto como
sempre. E machucador. Porém não fazia de propósito, ia brincar e machucava. Cingia
Maria Luísa com os braços fortes, empurrava-a com o peito, cantarolando bamboleado
no picadinho. Ela se debatia, danando por se ver tão mais fraca. Empurrada sacudida
revirada. “Tatu subiu no pau”... "
"— Carlos, você não me ouve! Olhem que eu subo! Dona Laura nunca subiria a
escada outra vez. "
São personagens redondos,pois tem personalidade equívoca.Precisando ir mais afundo.


Última edição por Anne Caroline 31 em Seg maio 01, 2017 2:08 pm, editado 1 vez(es)

Anne Caroline 31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Nathali31 Seg maio 01, 2017 1:26 am

Elza: Governanta de origem alemã, uma mulher que possui 35 anos, olhos castanhos, lábios carnudos e logo em sua chegada na casa dos Sousa passa a ser chamada de Fräulein. Foi contratada como suposta professora de alemão, porém com o real intuído de professora do amor, amadurecendo os conhecimentos de Carlos sobre o amor e ensinando-lhe a amar.
"— Desculpe insistir. É preciso avisá-la. Não me agradaria ser tomada por aven- tureira, sou séria. E tenho 35 anos, senhor. Certamente não irei se sua esposa não souber o que vou fazer lá. Tenho a profissão que uma fraquezame permitiu exercer, nada mais nada menos. É uma profissão."
"Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz. A pele estica, discretamente polida com os arrancos da carne sã. O embate é cruento. Resiste a pele, o sangue se alastra pelo interior e Fräulein toda se roseia agradavelmente."
Carlos: Filho mais velho de Sousa Costa, possui entre 15 e 16 anos, no início da obra é retratado como imaturo, inesperiente mas após os ensinamentos de Elza amadurece bastante.
"Carlos também cantava o Tannenbaum mas desafinava. Não tinha voz nenhuma. Porém descobrira o perfume das rosas. Perfume sutil e fugitivo, ôh! a boniteza das vis- tas!... As vezes se surpreendia parado diante das sombras misteriosas. As tardes, o lento cair das tardes... Tristes. Surgia nele esse gosto de andar escoteiro, cismando. Cismando em que? Cismando, sem mais nada. Devia de ter felicidades quentes além... Estava per- tinho do suspiro, sem alegria nem tristeza, suspiro, no silêncio amigo do luar."
Sousa Costa: Retratado como o patriarca da família, casado com Dona Laura, possui 4 filhos sendo Carlos o mais velho e o único homem. Preocupado com o filho, contrata Elza para ajuda-lo em sua vida amorosa e com a finalidade de torna-lo mais maduro e experiente no amor.
"E quem diria que Sousa Costa não era bom marido? era sim. Fora tão nu de preconceitos até casar sem por reparo nas ondas suspeitas dos cabelos da noiva. E bem me lembro que ficaram noivos em tempo de calorão... Dona Laura retribuía a confiança do marido, esquecendo por sua vez que bigodes abastosos e brilhantinados tão suspeitos também. Sentia agora eles trepadeirando pelo braço gelatinoso dela e, meia dormindo, se ajeitando:
— Vendeu o touro?
— Resolvi não vender. É muito bom reprodutor."
São denominados personagens redondos, com várias características e cheios de detalhes.


Nathali31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por MuriloG31 Seg maio 01, 2017 10:06 am

Elza: Alemã, 35 anos. Contratada por Souza Costa como suposta professora de alemão, todavia sua real função era seduzir Carlos e torná-lo um homem, com a mentalidade de um. Vista pelos moradores da casa como governanta( menos Souza Costa).
Carlos: Adolescente, 16 anos, único filho homem de Souza Costa, muito imaturo e inexperiente, mas que depois de conhecer Elza, amadurece bastante. Nos estudos se interessava apenas pelas matérias que gostava.
Souza Costa: Homem rico, casado com Dona Laura, com 4 filhos. Um ótimo pai e marido, sempre preocupado com sua família  e o futuro de tal, contrata uma sedutora para que seu filho, Carlos, não se torne um homossexual.
São personagens redondos, pois sempre queremos saber mais sobre eles.
MuriloG31
MuriloG31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Isabela 31 Seg maio 01, 2017 1:22 pm

Felisberto Sousa Costa - pai de Carlos. Patriarca da família, homem burguês. Possui um passado misterioso – cheio de segredos. Preocupado com o filho, contrata Elza para ensiná-lo a tomar cuidado com os perigos que a vida pode oferecer no ramo do amor.
-“ Queira desculpar Fraulein. Vivo tão atribulado com os meus negócios!”
Carlos Alberto - filho de Felisberto e D. Laura, com idade entre 15 e 16 anos. Uma espécie de “enfant gaté” (um queridinho da família) e que, certamente, deverá ser o principal herdeiro do nome, da fortuna e das realizações paternas. Como era costume, possivelmente, deveria ser a projeção do pai, a sua continuação. Após a experiência com Fraulein, amadurece bastante e encerra o livro como um jovem maduro, pertencente e praticante da sociedade burguesa.
-“O menino agarrara a irmã na boca do corredor. Brincalhão, bem disposto como sempre. E machucador.”
Elza - Fraulein (senhorita), alemã, com 35 anos, é contratada como suposta governanta da casa. Porém, sua verdadeira missão é fazer com que Carlos inicie sua vida sexual, passando por aprendizados que lhe servirão para sua vida com outras meninas.Tão importante que ela dava nome ao romance. Ela é a mais humana e real, mais de carne e osso. Talvez arrancada da vida.
-“Fraulein não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real. Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz.”
São personagens redondos, com várias características.

Isabela 31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por geisi31 Seg maio 01, 2017 2:06 pm

Elza: Conhecida também como Fraulein, é alemã e tem 35 anos. Foi contratada por Sousa Costa para ensinar o amor para seu filho,Carlos. Elza gostava de ser chamada como professora do amor. Elza é uma mulher simples "Fraulein não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real...Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz."
Carlos Alberto: Garoto de 15 para 16 anos, antes de Elza chegar ele vivia com seus amigos ou em aulas extracurriculares. Quando Carlos começa a se apaixonar por Elza, isso o torna mais maduro e sempre querendo fazer coisas para ficar perto de Elza. No inicio ele não gostava de alemão e nem se esforçava mas com o passar do tempo foi se esforçando cada vez mais para chamar a atenção de Elza. "De repente Carlos começou a estudar o alemão. Em 15 dias fez um progresso danado.Quis propor mesmo um aumento nas horas de estudo, porém, não sabendo bem
porque, não propôs. Lhe interessava tudo o que era alemão, comprava revistas de Munique."
Felisberto Sousa Costa: pai de Carlos e mais 3 meninas, possui fazendas,sempre trabalhando e com muitos negócios. Contrata Elza para ensinar o amor para seu filho, mas não conta para sua mulher. "Vivo tão atribulado com os meus negócios". Tinha medo de seu filho se envolver com pessoas erradas. "Você sabe: hoje esses mocinhos...é tao perigoso! Podem cair nas mãos de alguma exploradora!
São personagens redondos pois os personagens apresentam várias características.
geisi31
geisi31

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Gabriela Z 31 Seg maio 01, 2017 2:22 pm

Felisberto Souza Costa: Pai de Carlos. burgues, patriarcal.
"Sousa Costa usava bigodes onde a brilhantina indiscreta suava negrores nítidos.
Aliás todo ele era um cuité de brilhantinas simbólicas, uma graxa mônada sensitiva e
cuidadoso de sua pessoa. Não esquecia nunca o cheiro no lenço. Vinha de portugueses.
Perfeitamente. E de Camões herdara ser femeeiro irredutível."

Carlos: filho de Laura e Souza Costa, tem entre 15 e 16 anos. É o personagem do drama amoroso do livro. Como era de costume deveria ser a projeção do pai, herdeiro do nome e das realizações. Ele no começo da trama é desinteressado e brincalhão quando começa a se apaixonar tem interesse pelos estudos e muda completamente.
"Quando Carlos nasceu batizaram-no, pois não."
"Carlos abaixou o rosto, brincabrincando com a página:
— Não sei... Papai quer que eu estude Direito... "
"Carlos também cantava o Tannenbaum mas desafinava. Não tinha voz nenhuma.
Porém descobrira o perfume das rosas. Perfume sutil e fugitivo, ôh! a boniteza das vistas!..."

Elza - Fraulein: é contratada como suposta governanta da casa. Mas sua verdadeira missão é fazer com que Carlos mude seu pensamento fazendo com que Carlos comece sua vida amorosa, ela apssa por aprendizados que vão refletir na vida das meninas da casa.
"É certo que Fräulein tinha esclarecido muito o que viera fazer na casa deles, porém
dona Laura que tinha percebido tudo com a explicação de Felisberto, agora não compreendia
mais nada. Afinal: o que era mesmo que Fräulein estava fazendo na casa dela! "
"Fräulein escondeu o movimento de impaciência. Não conseguia prender a atenção
do menino"

Os personagens são caracterizados como redondos, com características.
Gabriela Z 31
Gabriela Z 31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Ester 31 Seg maio 01, 2017 2:40 pm

Elza: mulher alemã de 35 anos, chamada também de Fraulein, governanta contratada por Souza Costa como professora de Alemão e piano para seu filho Carlos, porém sua real função era ensinar sexualidade e o amor, pois seu pai tinha medo que seu filho fosse homossexual e sofresse na vida quando mais velho.
“Fraulein começou arranjando com mais atenção os vestidos. Porem sabia que chegando a hora de descansar, só lhe seria possível o sossego na pátria alemã.”
“Não é clássico nem perfeito o corpo da minha Fraulien. Pouco maoir que a media dos corpos de mulher. E cheio nas suas partes. Isso o torna pesado e bastante sensual.”

Carlos: adolescente de 16 anos, o filho mais velho da família, imaturo com atitudes extremamente infantis, se apaixona por Elsa e começa a ter sentimentos sexuais.
“— Você não é mais forte que eu!
— Sou! um minuto durou o indicativo presente. E foi um brinquedinho se livrar. Sem aspereza. Subiu a escada pulando de quatro em quatro degraus.”
Souza Costa: pai da família, casado com Dona Laura, tinham quatro filhos, muito poderoso e bem visto pela sociedade. Possuía cuidados com a família, se preocupava muito com seu filho Carlos que seria seu único filho do sexo masculino e tinha características.
“Sousa Costa usava bigodes onde a brilhantina indiscreta suava negrores nítidos.”
“Nunca jamais ele truxera do vale um fio louro no paletó nem aromas que já não fossem pessoais.”



Ester 31

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Gustavo T 31 Seg maio 01, 2017 2:41 pm

- Elza: É contratada por Souza Costa para ficar em casa ensinando para seu filho, Carlos, o que é o "amor" para que ele não se perdesse no mundo. Veio da Alemanha para o Brasil, e buscava juntar dinheiro para voltar a Alemanha. Era chama de Fräulein.
"- Desculpe-me insistir. É preciso avisá-la. Não me agradaria ser tomada por aventureira, sou séria. E tenho 35 anos, senhor. Certamente não irei se sua esposa não souber o que vou fazer lá. Tenho uma profissão que uma fraqueza me permitiu exercer, nada mais nada menos, é uma profissão."

-Sousa Costa: Era o "dono" da família, foi o responsável por contratar a Elza. Pai de Carlos e mais 3 meninas, vivia trabalhando mas tinha medo que seus filhos entrassem em caminhos errados.
"— Carlos, você não me ouve! Olhem que eu subo! Dona Laura nunca subiria a
escada outra vez. "

- Carlos: É o protagonista do livro, filho de Laura e Solsa Costa, ele com 15 anos ainda tem o seu lado infantil, mostra-se isso quando ele brinca com suas irmãs. Ele é o responsável por contratar a Elza, primeiramente para ser professora de Alemão.
- Bom dia. A senhora é a governanta, é?
Ela sorriu, escondendo a irritação.
- Sou (...)
Gustavo T 31
Gustavo T 31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Gabriel31 Seg maio 01, 2017 4:09 pm

Elza: mulher alemã de 35 anos, chamada também de Fraulein, governanta contratada por Souza Costa como professora de Alemão e piano para seu filho Carlos, porém sua real função era ensinar sexualidade e o amor, pois seu pai tinha medo que seu filho fosse homossexual e sofresse na vida quando mais velho.
“Fraulein começou arranjando com mais atenção os vestidos. Porem sabia que chegando a hora de descansar, só lhe seria possível o sossego na pátria alemã.”
“Não é clássico nem perfeito o corpo da minha Fraulien. Pouco maoir que a media dos corpos de mulher. E cheio nas suas partes. Isso o torna pesado e bastante sensual.”
Carlos: adolescente de 16 anos, o filho mais velho da família, imaturo com atitudes extremamente infantis, se apaixona por Elsa e começa a ter sentimentos sexuais.
“— Você não é mais forte que eu!
— Sou! um minuto durou o indicativo presente. E foi um brinquedinho se livrar. Sem aspereza. Subiu a escada pulando de quatro em quatro degraus.”
Souza Costa: pai da família, casado com Dona Laura, tinham quatro filhos, muito poderoso e bem visto pela sociedade. Possuía cuidados com a família, se preocupava muito com seu filho Carlos que seria seu único filho do sexo masculino e tinha características.
“Sousa Costa usava bigodes onde a brilhantina indiscreta suava negrores nítidos.”
“Nunca jamais ele truxera do vale um fio louro no paletó nem aromas que já não fossem pessoais.”


Gabriel31
Gabriel31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017
Localização : n sei

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Ana Selen 31 Seg maio 01, 2017 4:24 pm

- Elza: É a principal personagem da história, chamada também de Fraulein, tem 35 anos, é contratada por Sousa Costa supostamente como governanta, para ensinar alemão para os filhos dele, mas na verdade ela está la para ensinar o que é o "amor" e sobre sexo para Carlos, o unico filho homem da familia.
" _ A governanta está aí! Mamãe! a governanta está aí!
  _ Já sei menina! Não grite assim!"

- Sousa Costa: Pai de Carlos, quem contrata Elza para a formação sexual de seu filho, casado com Dona Laura, tem também mais tres filhas.
" Sousa Costa não vira quase nada ou coisa nenhuma, o argumento porém era fortíssimo.
  _ Pois eu lamento profundamente que Fraulein vá embora, Carlos me preocupa... Está aí o filho do Oliveira! E tantos!... Eu não queria que Carlos se perdesse assim! "

- Carlos: Filho de Sousa Costa e de Dona Laura, tem 16 anos, filho mais velho da família, apresenta comportamentos muito imaturos, se apaixona por Elza.
" _ Que é isso, meninos! Carlos! oh Carlos! Desça já!
  _ Não estou fazendo nada, mamãe! Também não posso dançar um poucadinho!
  _ É! me sacudiu toda! ... Bruto!
  _ Estava ensinando o shimmy pra ela, mamãe! Voce nao viu a Bebe Daniels?"
Ana Selen 31
Ana Selen 31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Marcos31 Seg maio 01, 2017 4:48 pm

Elza era uma alemã de 35 anos, nomeado como professora do amor, e contratado por Souza Costa com a intenção de mostrar as aventuras do amor para seu filho Carlos, mas para que não descobrissem sua real intenção na casa dos Souza foi tratada como governanta e professora de Carlos.
"- Desculpe-me insistir. É preciso avisá-la. Não me agradaria ser tomada por aventureira, sou séria. E tenho 35 anos, senhor. Certamente não irei se sua esposa não souber o que vou fazer lá. Tenho uma profissão que uma fraqueza me permitiu exercer, nada mais nada menos, é uma profissão."

Souza Costa era pai de Carlos, e de mais três garotas, casado com Dona Laura, e contratou Elza para ensinar seu filho as lições do amor para que ele não seguisse o caminho errado.
“Nunca jamais ele trouxera do vale um fio louro no paletó nem aromas que já não fossem pessoais.”

Carlos um adolescente de 16 anos, filho de Souza Costa, apresentava comportamentos imaturos segundo seu pai, e acaba se apaixonando por Elza.
Ela sorriu, escondendo a irritação.
Marcos31
Marcos31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Brenno31 Seg maio 01, 2017 5:56 pm

Os personagens do livro possuem características insignificantes, nem qualidades nem defeitos que chamem a atenção. Se preocupam mais com os preceitos da sociedade em que vivem; milhares vezes mais do que a realidade. Fräulen aparece como uma mulher alemã de características ímpares, que leva sua profissão de “professora do amor” com dignidade e orgulho. Apesar de ser uma mulher fria e calculista, Fräulen sonha imaginando um amor perfeito e por ser isso impossível, não deseja viver um amor real. Já Carlos é um menino inexperiente que desabrocha pro amor com a chegada de Fräulen. Sem saber da verdadeira história, se envolve e nutre um amor puro, inconsequente e fugaz. Quando Sousa Costa conta para seu filho a finalidade que Fräulen fora contratada e ela vai embora da casa, Carlos sofre durante bastante tempo. Porém, como ainda é jovem e incentivado pelo pai, começa a sair com seus amigos e a se divertir. Esquece o sentimento por Fräulen.
''-Com 16 anos, possui um lado infantil, onde brinca com suas irmãs mais novas e é retratado a todo tempo pelo narrador como machucador. Após a experiência com Fräulen, amadurece bastante e encerra o livro como um jovem maduro, pertencente e praticante da sociedade burguesa''.
"- Desculpe-me insistir. É preciso avisá-la. Não me agradaria ser tomada por aventureira, sou séria. E tenho 35 anos, senhor. Certamente não irei se sua esposa não souber o que vou fazer lá. Tenho uma profissão que uma fraqueza me permitiu exercer, nada mais nada menos, é uma profissão."
Brenno31
Brenno31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Matheus31 Seg maio 01, 2017 8:43 pm


  • Elza (redonda): Alemã, com 35 anos, é contratada como suposta governanta da casa. Porém, sua verdadeira missão é fazer com que Carlos inicie sua vida sexual, passando por aprendizados que lhe servirão para sua vida com outras meninas.
    "Desculpe insistir. É preciso avisá-la. Não me agradaria ser tomada por
    aventureira, sou séria. E tenho 35 anos, senhor. Certamente não irei se sua
    esposa não souber o que vou fazer lá. Tenho a profissão que uma fraqueza me
    permitiu exercer, nada mais nada menos. É uma profissão."
  • Carlos (redondo): Com 16 anos, possui um lado infantil, onde brinca com suas irmãs mais novas e é retratado a todo tempo pelo narrador como machucador. Após a experiência com Fräulen, amadurece bastante e encerra o livro como um jovem maduro, pertencente e praticante da sociedade burguesa.
    "Carlos vendo a desconhecida, largou Maria Luísa e encabulou. Pra disfarçar carregou a irmãzinha menor. Machucou."

  • Souza Costa (plano): patriarca da família. Possui um passado misterioso. Preocupado com o filho, contrata Elza para ensiná-lo a tomar cuidado com os perigos que a vida pode oferecer no ramo do amor.
Matheus31
Matheus31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/05/2017
Idade : 23
Localização : Konoha

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por liegen 31 Seg maio 01, 2017 9:33 pm

-Elza: conhecida também como Fraulein, tem 35 anos e é alemã. Foi contratada como professora de Carlos e governanta da casa, mas na verdade ela foi contratada por Souza Costa como professora do amor para que Carlos inicie sua vida sexual.
"- Desculpe-me insistir. É preciso avisá-la. Não me agradaria ser tomada por aventureira, sou séria. E tenho 35 anos, senhor. Certamente não irei se sua esposa não souber o que vou fazer lá. Tenho uma profissão que uma fraqueza me permitiu exercer, nada mais nada menos, é uma profissão."
-Carlos: adolescente de 16 anos, filho de Souza Costa e Dona Laura, mostra-se imaturo quando brinca com suas irmãs. Após conhecer Fraulein, amadurece e mostra muito interesse nas aulas de alemão.
"— Você não é mais forte que eu!
— Sou! um minuto durou o indicativo presente. E foi um brinquedinho se livrar. Sem aspereza. Subiu a escada pulando de quatro em quatro degraus."
-Souza Costa: patriarca da família, era pai de Carlos e de outras três meninas, casado com Dona Laura. Foi responsável por contratar Fraulein para ensinar Carlos sobre a vida sexual.
"Sousa Costa usava bigodes onde a brilhantina indiscreta suava negrores nítidos."
"Nunca jamais ele truxera do vale um fio louro no paletó nem aromas que já não fossem pessoais."
Os personagens são redondos, com muitas caracteristicas.

liegen 31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Mariana 31 Seg maio 01, 2017 11:34 pm

Elza: é alemã, está trabalhando no Brasil para juntar dinheiro e voltar para sua terra. Foi contratada por Souza Costa para ensinar seu filho Carlos o que era o amor. Na casa, era como uma governanta, ensinava alemão e piano para todos os filhos do casal. Ela tem 35 anos. "E tenho 35 anos, senhor. Certamente não irei se sua esposa não souber o que vou fazer lá. Tenho a profissão que uma fraqueza me permitiu exercer, nada mais nada menos. É uma profissão.’’ "Fraulein não é bonita, não. Porém traços muito regulares, coloridos de cor real...Não se pinta, quase nem usa pó-de-arroz."
Carlos: menino de 15 para 16 anos, filho de Souza Costa e Dona Laura. Tinha três irmãs com quem sempre estava implicando. Antes de Elza chegar tinha uma vida normal de garoto, gostava de jogar bola e não ligava muito para os estudos. Após a chegada de Elza, por quem se apaixonou, passou a se interessar pelas aulas e por aprende piano e alemão. "De repente Carlos começou a estudar o alemão. Em 15 dias fez um progresso danado."
Souza Costa: o pai de Carlos e de três meninas, marido de Dona Laura. Foi ele que contratou Elza com a intenção de ensinar o amor a seu filho. Sempre trabalhando, cuidava muito bem de sua família. "Sousa Costa usava bigodes onde a brilhantina indiscreta suava negrores nítidos. Aliás todo ele era um cuité de brilhantinas simbólicas, uma graxa mônada sensitiva e
cuidadoso de sua pessoa. Não esquecia nunca o cheiro no lenço. Vinha de portugueses.
Perfeitamente. E de Camões herdara ser femeeiro irredutível."
Os personagens são caracterizados como redondos, possuindo várias características.
Mariana 31
Mariana 31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1 Empty Re: Análise dos personagens de "Amar, Verbo intransitivo" 3 EM 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos