Contexto de produção da obra "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" - 3 EM 1
+22
muriloS31
Nathali31
Ester 31
Ana Valéria 31
MuriloG31
Brenno31
Marcos31
Karyn31
Mariana 31
Leonardo31
Syrlean31
joaor31
Isabela 31
Matheus31
Anne Caroline 31
Gustavo T 31
Gabriel31
Ana Selen 31
geisi31
Gabriela Z 31
Camila31
Admin
26 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Contexto de produção da obra "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" - 3 EM 1
Ao ler a obra percebemos que o autor busca críticar a sociedade da época. Primeiramente conseguimos ver muito bem a referência que o autor faz, aos pais de família que acabam deixando este papel, para viver a vida da maneira que desejam.Sendo este representado pelo protagonista Quicas Berro D'Aguá, que a um primeiro momento é pai, mas acaba deixando a familia, para viver uma vida de bebedeiras. E depois se percebe a referencia que o auto faz ao modo que os governantes governavam o país, tendo um tom sarcastico ao falar que a Bahia apesar de pobre, é a mais civilizada, por na época os governantes esquecerem do resto do país e focarem apenas na capital.
"Cumpriam-se os ritos de gentileza do povo da Bahia, o mais pobre e o mais
civilizado."
“O chefe de Leonardo conhecera Joaquim nos bons tempos da Mesa de Rendas. E quem não o conhecera então, quem não lhe tinha consideração, quem poderia imaginar o seu destino?”
" A família do morto_ sua respeitável filha e seu formalizado genro, funcionário público de promissora carreira; tia Marrocas e seu irmão mais moço, comerciante com modesto crédito num banco_ afirma não passar toda a história de grossa intrujice de bebedos inveterados, patifes á margem da lei e da sociedade, velhacos cuja paisagem devera ser as grades da cadeia e não a liberdade das ruas, o porto da Bahia, as praias de areia branca, a noite imersa."
"Também naquelas casas pobres das mulheres mais baratas, onde vagabundos e
malandros, pequenos contrabandistas e marinheiros desembarcados encontravam
um lar, família e o amor nas horas perdidas da noite, após o mercado triste do
sexo, quando as fatigadas mulheres ansiavam por um pouco de ternura, a notícia
da morte de Quincas Berro Dágua foi a desolação e fez correr as lágrimas mais
tristes."
"Cumpriam-se os ritos de gentileza do povo da Bahia, o mais pobre e o mais
civilizado."
“O chefe de Leonardo conhecera Joaquim nos bons tempos da Mesa de Rendas. E quem não o conhecera então, quem não lhe tinha consideração, quem poderia imaginar o seu destino?”
" A família do morto_ sua respeitável filha e seu formalizado genro, funcionário público de promissora carreira; tia Marrocas e seu irmão mais moço, comerciante com modesto crédito num banco_ afirma não passar toda a história de grossa intrujice de bebedos inveterados, patifes á margem da lei e da sociedade, velhacos cuja paisagem devera ser as grades da cadeia e não a liberdade das ruas, o porto da Bahia, as praias de areia branca, a noite imersa."
"Também naquelas casas pobres das mulheres mais baratas, onde vagabundos e
malandros, pequenos contrabandistas e marinheiros desembarcados encontravam
um lar, família e o amor nas horas perdidas da noite, após o mercado triste do
sexo, quando as fatigadas mulheres ansiavam por um pouco de ternura, a notícia
da morte de Quincas Berro Dágua foi a desolação e fez correr as lágrimas mais
tristes."
Maxwell31- Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017
Página 2 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Tempo e espaço na obra "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua" - 3 EM 1
» Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"
» Contexto de produção da obra "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1
» Tempo e espaço na obra "Amar, verbo intransitivo", de Mário de Andrade - 3 EM 1
» Análise dos personagens de "A morte e a morte de Quincas Berro DÁgua"
» Contexto de produção da obra "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1
» Tempo e espaço na obra "Amar, verbo intransitivo", de Mário de Andrade - 3 EM 1
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|