Obras literárias UEPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

+23
Gabriel31
Mariana 31
Nathali31
Matheus31
Brenno31
Marcos31
Ana Selen 31
Ester 31
Gabriela Z 31
Gustavo T 31
geisi31
Isabela 31
MuriloG31
Anne Caroline 31
Camila31
joaof31
Karyn31
joaor31
Leonardo31
Maxwell31
muriloS31
Rafael31
Admin
27 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 - Página 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por sabrina31 Ter maio 02, 2017 6:10 pm

O começo da obra é retrado pela contratação de Elza por Souza Costa, para ensinar seu filho o que era o amor. Elza seria como uma governanta na casa, ensinando piano e alemão para todos os filhos do casal. "Não me agradaria ser tomada por aventureira, sou séria. E tenho 35 anos, senhor. Certamente não irei se sua esposa não souber o que vou fazer lá. Tenho a profissão que uma fraqueza me permitiu exercer, nada mais nada menos. É uma profissão.’’
A complicação se dá quando Dona Laura descobre o real motivo da contratação de Elza, o que leva a uma tensão na narrativa, onde o leitor fica atento ao que pode acontecer com a governanta. "— Não vê que eu vinha lhe pedir, Fräulein, pra deixar a nossa casa. Acredite: isto me custa muito porque já estava muito acostumada com você e não faço má idéia de si,
não pense! mas... Creio que já percebeu o jeito de Carlos... ele é tão criança!... Pelo seu
lado, Fräulein, fico inteiramente descansada... Porém esses rapazes... Carlos..."
O clímax acontece no desenrolar da história, quando Elza permanece na casa e Carlos passa a ter sentimentos por ela. Seus encontros deixam de ser apenas na biblioteca para os estudos e passam a acontecer no quarto da governanta, à noite. Até que Souza Costa pega o filho em uma de suas escapadas para o quarto de Elza. " Carlos entrara no quarto de Fraulein. Mal tivera tempo de. Porém já machucara a amante, cruzando as pernas sentado. Tátão, tão, tão!
- Abra!
Meu Deus! entra Sousa Costa.
- Que está fazendo aqui, diga!
- Nada, papai..."
O desfecho é a partida de Elza, quando ela termina o seu trabalho de ensinar o amor para Carlos. O menino sofre muito por ter desenvolvido grande paixão por ela, e sua partida é muito dolorosa para ambos. "–Adeus, Carlos. Seja... muito feliz, ouviu? Adeus... Beijou-o na testa, tal-e-qual fazem as mães.


sabrina31

Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1 - Página 2 Empty Re: Análise do enredo de "Amar, verbo intransitivo" - 3 EM 1

Mensagem por Syrlean31 Ter maio 02, 2017 7:37 pm

Amar verbo intransitivo é uma obra sobre uma "Profissional do amor" que é contratada pelo Souza Costa pai de Carlos,e essa mulher a Elza é contratada para ensinar o menino como é o mundo real,o mundo amoroso,pois seu pai temia que com o passar do tempo Carlos ficaria mais velho e encontraria uma moça para se relacionar,e com medo,Souza Costa contrata a mulher para ensinar Carlos a dor que é perder um amor, e para que ele perca a ingenuidade de menino,para que as mulheres não se aproveitem dele pelo seu dinheiro,e ao decorrer dessa historia Elza ensina Carlos a como ser um homem.
"— Peço-lhe que avise sua esposa, senhor. Não posso compreender tantos mistérios. Se é para bem do rapaz.
— Mas senhorita...
— Desculpe insistir. É preciso avisá-la. Não me agradaria ser tomada por aven- tureira, sou séria. E tenho 35 anos, senhor. Certamente não irei se sua esposa não souber o que vou fazer lá. Tenho a profissão que uma fraquezame permitiu exercer, nada mais nada menos. É uma profissão."
"De repente Carlos começou a estudar o alemão. Em 15 dias fez um progresso danado."
"E falou pro pai que estava com vontade de aprender piano também."
Carlos demonstrava cada vez mais interesse por Elza, até que chegou o dia em que Carlos vai até o quarto dela e ambos têm a primeira noite de amor (cena que se repete algumas vezes).
"—O que está fazendo aqui, diga!
—Nada papai..."
"—O senhor tenha a bondade mas é de ir já para o seu quarto! Já vou lá também!"
"Enxergou a porta se abrindo. Ergueu a cara pro pai:
—Ela não teve culpa, papai!"
Sousa, D. Laura e Fräulen decidem que o romance deve acabar, e tomam a decisão de contar tudo à Carlos, o real motivo de Fraülen estar na casa, que era para torná-lo homem.
"–Adeus, Carlos. Seja... muito feliz, ouviu? Adeus... Beijou-o na testa, tal-e-qual fazem as mães.

Syrlean31

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos